Na sua opinião você entende que a melhoria do planeta depende da sua contribuição ?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Encerramento Oficina Educomunicação



Este encerramento irá mostrar um pouco do grande trabalho desenvolvido pelos alunos da Oficina de Educomunicação, aproveito para parabenizar toda equipe Supereco e a consultora Debora Menezes,Carmen Gattas,Isabel, Carlinhos Paes e todos os alunos envolvidos voluntariamente.
Como diz o Carlinhos :Que nossa mensagem continue ecoando para todos !
Que ecoe bons pensamentos,bons atos com os seres humanos e principalmente com nossa mãe natureza.
A foto acima foi tirada no Horto Florestal de Caraguatatuba em uma atividade da oficina de educomunicação ...onde ensinamos e aprendemos um pouco mais sobre FOTOGRAFIA !


Release:Fernanda Borba (Assessora de Comunicação da Supereco)

Meio Ambiente será tema de encontro entre educomunicadores do projeto “Água de Beber” e comunicadores de Caraguatatuba
Os educomunicadores do projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar...Ciclos Contínuos” estão organizando um encontro, no dia 27 de Fevereiro, às 16 horas - na Faculdade Módulo, o qual contará com a participação dos jornalistas de Caraguatatuba. O grupo de educom vai falar sobre as experiências de produzir reportagens, apresentar trechos de programas de rádio mais marcantes e promover um debate sobre as questões socioambientais. Ao final do evento, será apresentado um vídeo em homenagem aos jornalistas.

O trabalho de educomunicação é desenvolvido pelo Projeto Água de Beber desde o início do projeto e proporcionou a participação da comunidade em oficinas específicas de comunicação, onde os alunos aprenderam a produzir programas de rádio, montar um blog e jornal-mural. Nas últimas oficinas, realizadas em janeiro de 2009, a proposta foi também a de conhecer os veículos de comunicação locais, por meio de exercícios de análise crítica da mídia, onde os alunos leram jornais e entrevistaram os comunicadores de Caraguatatuba para conhecer de perto seu trabalho.

Os participantes das oficinas – crianças, donas de casa, aposentados, profissionais liberais, professores, jovens – elaboraram ao longo do projeto aproximadamente 120 programas de rádio, veiculados diariamente na rádio Oceânica AM com o nome “Na Rede do Juqueriquerê”. Os temas na maioria das vezes foram escolhidos pelo próprio grupo, e as entrevistas realizadas com associações de moradores, instituições governamentais, órgãos fiscalizadores e muita gente da comunidade de Caraguá. “Meio ambiente, cultura caiçara e a relação da sociedade local com esses temas foram os principais focos de investigação dos repórteres e alunos”, afirma a consultora de educomunicação do projeto, Débora Menezes.

Segundo Débora, o olhar da comunidade reflete-se sobre os programas de rádio veiculados até o momento. Os alunos de educomunicação entenderam melhor sobre como a rede de esgoto é importante para o município, e o quanto depende das pessoas, e não só do governo ou da Sabesp, por exemplo, para ser implantada. Descobriram sobre quanto custa levar os resíduos sólidos para um aterro sanitário em outro município, e como é urgente providenciar a coleta seletiva, para diminuir o volume desses resíduos. “Entenderam o que é uma bacia hidrográfica, e qual o significado do rio Juqueriquerê para o equilíbrio socioambiental de nossa região”, explica.

Dentro dos objetivos do projeto Água de Beber – onde a comunicação com o viés educacional é prioridade – as práticas educomunicativas realizadas até o momento ajudaram a potencializar ações. “Ao pesquisar e produzir reportagens, os alunos também se sentiram estimulados a planejar e a participar de ações como mutirões de limpeza e de plantio de árvores em localidades da cidade”, finaliza Débora.

O projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar...Ciclos Contínuos é desenvolvido pelo Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. Rede de parceiros: Instituto General Motors, Grupo Bandeirantes de Comunicação do Vale do Paraíba, Sabesp, CRAS – SUL – Centro de Referência de Assistência Social do Porto Novo, Projeto Feito Aqui, feito por nós, SEDUC – Secretaria de Educação de Caraguatatuba e Car Promotion.

Proposta da Educomunicação

Um novo campo de pesquisas e práticas está trazendo resultados positivos para a educação ambiental - trata-se da educomunicação, que conecta as áreas de educação e comunicação de forma a contribuir para resolver um problema-chave dentro dos processos educativos relacionados ao meio ambiente e sua relação com a sociedade: como o uso dos meios de comunicação pode promover mudança de consciência e mobilização coletiva, objetivos que a educação ambiental tanto almeja.

O termo educomunicação surgiu entre pesquisadores como o uruguaio Mário Kaplun e o brasileiro Ismar de Oliveira Soares, que pesquisa a inter-relação entre comunicação e educação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Nas práticas educativas, o principal foco é promover a utilização da mídia e das tecnologias, especialmente da internet, para que os educandos se expressem.

Esses educandos, que podem ser tanto alunos de escolas quanto pessoas da comunidade, são convidados a refletir sobre a mídia e a produzir conteúdo, favorecendo a troca de saberes e o protagonismo social. Ao escrever, filmar, fotografar e gravar áudios na forma de entrevistas, radionovelas, blogs e produções midiáticas, podem ter acesso a um conhecimento que não teriam com tanta facilidade, aprendem a pesquisar sobre os temas.

É importante destacar que esse campo é reconhecido pelo governo federal por meio do Programa de Educomunicação Socioambiental, dentro das políticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Alguns municípios também levantaram a bandeira da educomunicação e São Paulo, por exemplo, votou a lei 13.941/2004. Essa lei institucionalizou ações educomunicativas, como as realizadas atualmente em escolas públicas da capital – muitas trabalham o rádio dentro de seus projetos pedagógicos.

Para saber mais:
www.usp.br/nce - Site do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, com textos de referência sobre educomunicação.
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=20&idMenu=8028 - Programa de Educomunicação Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA)
http://blogandonasondasdoradio.blogspot.com – Blog mantido pela equipe de educomunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo, com link para programas de rádio produzidos por alunos de escolas públicas.

Um comentário:

  1. Estou fazendo um projeto para o mestrado sobre a temática "Educomunicação" como estratégia para a conservação da biodiversidade nas APAs do RN. Sua postagem contribui muito para o enriquecimento do meu trabalho. Qualquer novidade na área, gostaria de ficar por dentro. Abrçs,
    Jucicleide Souza
    PRODEMA/UFRN

    ResponderExcluir